14.9.19

Erasmus + : Experiencing Diversity Through Art

No início de mais um ano letivo, relembramos a finalização dos projetos Erasmus+ em que a escola esteve envolvida e que terminaram a 31 de agosto de 2019.
Neste texto, em particular, vamos abordar os dois anos de trabalho no projeto Experiencing Diversity Through Art, desenvolvido em parceria com as escolas Osnova Sola Brsljin, de Novo Mesto, Eslovénia, e coordenadora do projeto, e Szkola Podstawowa im Wladyslawa Orkana w Niedzwiedziu, de Niedzwiedz, Polónia.
Os dois grandes objetivos do projeto foram plenamente alcançados: escolas mais inclusivas e a arte como promotora do reconhecimento da importância que constitui a diversidade.
Durante os 24 meses do projeto, as escolas desenvolveram atividades em que as temáticas interculturais foram abordadas como questão sobremaneira importante perante o cenário educativo do século XXI: música, dança, teatro, análise de livros, workshop com pessoas da comunidade de diferentes países, kamishibai, poesia, pintura e desenho, criação de cartazes e murais, encontros com artistas e escritores.
O projeto teve, igualmente, três Learning, Teaching and Training Activities. A primeira decorreu em Novo Mesto, de 18 a 24 de março de 2018; a segunda decorreu em Niedzwiedz, de 30 de setembro a 6 de outubro de 2018; tendo a última decorrido em Castro Marim, já em maio de 2019. Estes três encontros foram muito enriquecedores, pois corporizaram todo o trabalho desenvolvido de forma cooperativa e colaborativa e tornaram-se momentos únicos e inesquecíveis para todos os participantes que se envolveram no espírito pleno da cidadania europeia.