20.11.10

Autores de "Amanhecer na Rotunda" na Escola




Amanhecer na Rotunda

Centenário da República

José Sequeira Gonçalves & João Espada


No ano do Centenário da República, os autores do romance histórico Amanhecer na Rotunda, dedicado à implantação da República, estiveram presentes no auditório do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.
Este encontro com autores, alunos e professores foi uma iniciativa da Biblioteca Escolar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, contou com o apoio da Direcção do Agrupamento, da Câmara Municipal de Castro Marim, da turma 7ºA, que cantou A Portuguesa, da turma SM2, que serviu o chá da República, da turma HOT2, que fez a exposição das bandeiras da Monarquia e da República, e dos professores e alunos das turmas de 6º e 9º anos, que analisaram a obra e participaram no debate com os autores de Amanhecer na Rotunda. Ainda durante esta apresentação, a Liga dos Amigos da Galeria Manuel Cabanas distribuiu jornais da República aos presentes.
Desta forma, durante a sessão, o escritor José Sequeira Gonçalves confessou que foi a própria República que o inspirou a escrever o romance histórico. O autor estabeleceu uma interessante relação entre personagens históricas e personagens criadas por si . José Sequeira Gonçalves é mestre em História Contemporânea de Portugal, com tese sobre Sidónio Pais e a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial e revelou “quase sentir o cheiro de 1910”.
Por outro lado, o ilustrador João Espada, licenciado em Educação Visual e Tecnológica, autor de várias exposições colectivas e individuais, revelou ainda a necessidade de existir uma harmonia entre texto e ilustrações. Para o artista plástico, esta obra retrata, através de doze capítulos ilustrados, os dias 4 e 5 de Outubro de 1910 que transformaram Portugal numa República.
Os autores destacaram também o facto de Amanhecer na Rotunda estar neste momento em cena, numa adaptação teatral, levada a cabo pelo Teatro Análise de Loulé. As mais de 40 personagens do romance celebram, agora, o 5 de Outubro pelos palcos do Algarve
A terminar, houve ainda oportunidade para a TeaTroTeca, grupo de teatro escolar, e o Clube de Música dedicarem um texto dito e cantado a José Sequeira Gonçalves e João Espada. O escritor, associando-se ao agradável ambiente vivido no auditório, presenteou a plateia com uma excelente interpretação de Pedra Filosofal de António Gedeão. Este foi um encontro muito interessante e que, neste ano do Centenário, conduziu mais de 120 alunos e professores numa bela viagem até Outubro de 1910.