29.9.10

Concelho algarvio criado na 1ª república em festa (S B Alportel)

Exposições, passeios, livros e inaugurações

Único concelho algarvio criado no séc. XX, nos alvores da 1ª República, São Brás de Alportel encara com especial atenção as comemorações do Centenário da Implantação da República em Portugal. Exposições, lançamento de livros, inaugurações.

Assim, desde o dia 24 passado e até 31 de Outubro, está patente ao público, na galeria Zen Arte, a exposição ‘Tapeçaria e Desenhos’ de Cruzeiro Seixas.
Dia 4, às 17h00, são inauguradas as exposições ‘República na Rua’, na vila, patente até Dezembro, ‘A República em São Brás de Alportel’, na Biblioteca Municipal, e ‘A Caminho da República’, na Escola Secundária José Belchior Viegas.
No dia 5, além das cerimónias oficiais, é apresentado o projecto de requalificação da praça da República, inaugurada a obra de remodelação do mercado e decorre ainda uma visita às obras da futura junta de freguesia.
A dia 10 é lançada a obra ‘Estudos sobre a 1ª República em São Brás de Alportel e Faro, seguidos de Epistolário Inédito de João Rosa Beatriz’, de Paulo Pires, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município. Dia 15, no Museu do Trajo, é apresentada, às 18h00, a obra ‘A República e a Igreja no Algarve’, de Afonso Cunha. E de 30 de Outubro a 1 de Novembro, no largo de S. Sebastião, estará a exposição ‘Viva a República... em digressão’