19.9.10

100 anos: a assembleia estabeleceu a bandeira e o hino em 1911


1911-06-19

Estabelecendo a Bandeira e o Hino Nacional.

"(...) A Assembleia Nacional Constituinte decreta:
1.° A Bandeira Nacional é bipartida verticalmente em duas cores fundamentais, verde escuro e escarlate, ficando o verde do lado da tralha. Ao centro, e sobreposto á união das duas cores, terá o escudo das Armas Nacionais, orlado de branco e assentando sobre a esfera armilar manuelina, em amarelo e avivada de negro. As dimensões e mais pormenores de desenho, especialização e decoração da bandeira, são os do parecer da comissão nomeada por decreto de 15 de Outubro de 1910, que serão imediatamente publicados no Diário do Governo.Repetidos vivas á Republica Portuguesa, á Pátria e á Bandeira Nacional (...).
O Sr. Primeiro Secretario faz ondular por sobre a mesa da Presidência a bandeira nacional.
O Sr. Presidente: - Pede novamente silêncio para continuar a leitura.(Lê)
2.° O Hymno Nacional é A Portuguesa.Sala das sessões da Assembleia Nacional Constituinte, em 19 de Junho de 1911.Repercutem por toda a sala vivas à Republica, às nações estrangeiras, a Portugal independente, à Pátria livre.
Prolongados vivas e aplausos.
O Sr. Presidente: - Peço silêncio. Custa-me a pôr ponto a estas manifestações tão patrióticas e tão dignas do acto que acabamos de praticar, mas lembro a todos os Srs. Deputados presentes que, na rua, em numerosíssimo grupo, o povo, o nosso povo, brioso e valente, está à espera de ter a doce comoção de saber que a Republica Portuguesa foi proclamada pela Assembleia Nacional Constituinte.Proponho que a Mesa, acompanhada do Governo Provisório e de todos os Srs. Deputados que quiserem, e suponho que serão todos, se dirijam à varanda do Palácio das Cortes para ler a proclamação da Republica ao povo que ali se acha aglomerado. (Apoiados gerais). (...)
- Viva a pátria livre!- Viva o Povo!- Viva Portugal independente!"

Diário da Assembleia Nacional Constituinte da República, Junta Preparatória, 1ª Sessão, 19 de Junho de 1911, pp. 1;4.