3.7.08

A jeito de encerramento

E chegou ao fim mais um ano lectivo. Há que arrumar a bagagem, descansar um pouco e rumar a novas paragens. No enquanto, importa deixar uma pequena nota, uma espécie de agradecimento a todos os que tornaram tão enriquecedora esta minha experiência ao serviço da Be/Cre.
Ter-se-ão apercebido que este post surge com um carácter pessoal, coisa nunca vista neste blogue, no entanto, à falta de outro espaço, aproveitei este para demonstrar a enorme satisfação profissional de que se revestiu este ano , justamente quando tudo apontava no sentido inverso.
Consigo agora ter uma perspectiva diferente daquilo que é uma biblioteca escolar, respeito muito mais o trabalho que ali se desenvolve e que nem suspeitava que existisse, entendo também a necessidade daquilo a que, anteriormente, chamava burocracia. Não bastasse tudo isso, foi-me dada a possibilidade de conhecer os alunos numa dimensão diferente: em muitos casos, tornei-me mais maternal, mais compreensiva, mais eu e menos professora. Por vezes precisamos de esquecer todos os conhecimentos académicos, para nos recordarmos daquilo de que realmente somos feitos. Também me foi possível observar os colegas doutro prisma. E embora os resultados nem sempre tenham sido motivadores, a verdade é que me permitiram uma visão mais clara de cada um deles, muito contribuindo para tal, o tratamento que me dispensavam e que se revelou em duas vertentes: ou de igual para igual, ou então, de professor para funcionária da biblioteca, a que me reduziram. A esses sugere-me apenas um brevíssimo comentário: "perdoa-lhes, senhor, não sabem o que fazem".
Para terminar, não poderia deixar de referir o papel fundamental que teve a Coordenadora, Prof.ª Carla Sabino, a quem agradeço o profissionalismo, a entrega, a motivação, a disponibilidade, a determinação no envio de emails, mas acima de tudo, e atendendo a todas as circunstâncias, o voto de confiança que me deu.
....
E como se tudo isso não fosse suficiente, nasceu para mim uma nova carreira, que levarei por diante a par do ensino. Como a maioria dos grandes projectos, também este surgiu do acaso. Três mulheres, três sensibilidades requintadas e uma paixão: a música. E tudo surge naturalmente. Nasceu assim a futuramente mítica Sabino's Band: Carla Sabino - voz e guitarra. Antónia Mancha e Ana Patrício - bailarinas e coreógrafas.

Como há que fazer pela vidinha, aqui fica o nosso cartaz de divulgação:


Até para o ano, se for caso disso. Se não for, até qualquer dia. Encontrar-nos-emos por aí.
.
Antónia Mancha