12.11.07

Destaque da semana

Alice Vieira (Lisboa, 1943) é uma escritora e jornalista portuguesa. Licenciou-se em Filologia Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas dedicou-se desde cedo ao jornalismo, dirigindo os suplementos Juvenil e Catraio no Diário de Notícias. Também trabalhou em vários programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.

As suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o basco, o castelhano, o galego, o francês, o húngaro, o neerlandês, o russo e o servo-croata. Foi casada com o também jornalista e escritor Mário Castrim.

AQUI uma entrevista que colegas teus da escola Diogo Cão fizeram à escritora.

Esta é uma das obras que temos na biblioteca, ora lê apenas um pequeno resumo:

Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família — incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»?

Que tal? Aguçou-te a curiosidade? Então só tens uma coisa a fazer: requisitá-lo, está bem de ver! :)




Esta é outra das obras da escritora que existe e sabem o que acontece nesta aventura?

Três jovens irmãos, que visitam o Castelo de São Jorge e procuram uma moeda de colecção (o objecto que os transportará no tempo), encontram-se, subitamente, 834 anos atrás. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, revela-se-lhes com o seu mau feitio. Geram-se vários equívocos, pelo que os protagonistas vivem novas aventuras. A ironia e o humor são constantes.

Se querem divertir-se um pouco, pois esta será uma leitura aconselhável. MAS ATENÇÃO, SÓ A GENTE BEM DISPOSTA!
Para teres acesso a mais obras desta escritora basta consultares o painel dos destaques, ou então dirigires-te a uma das funcionárias da biblioteca, que te indicarão a estante onde se encontra grande parte da obra de Alice Vieira.
BOAS LEITURAS!