6.6.11

Prémios Ilustração







Decorreu na biblioteca municipal de Castro Marim a entrega de prémios para as melhores ilustrações 2010/2011. Os alunos premiados, além de vários livros, receberam camisolas com as suas ilustrações. Vale a pena ilustrar...

Castro Pestana II



Junho começou com mais uma edição do Castro Pesatana. Os alunos do 3º e 4º anos da EB 1 de Altura, acompanhados pelos seus professores, passaram a noite na biblioteca municipal. Antes de fecharem a pestana houve tempo para várias apresentações e muita leitura! Já se espera pelo Castro Pestana III...

2.6.11

TeaTroTeca ganha prémios "Uma Aventura"






Realizou-se, no Teatro Maria Matos (Lisboa), a grande final da modalidade teatro do concurso "Uma Aventura Literária 2011", promovido pela Editorial Caminho.

O texto adaptado "O ataque a Santarém" já tinha vencido o prémio literário. Na cerimónia final, onde participaram sete escolas (seleccionadas entre 2500 trabalhos), a TeaTroteca venceu o prémio para melhor espectáculo e melhor actor (Gonçalo Pereira). O júri, composto pelas escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ainda por elementos da Caminho e do Teatro Maria Matos, seleccionou "O ataque a Santarém"(TeaTroTeca) como uma das melhores apresentações, em igualdade com o colégio S. Martinho, de Coimbra.


A tarde foi inesquecível para todos os elementos das setes escolas finalistas! Viva a Leitura! Viva o Teatro!

26.5.11

Projecto "Outra Escola" passou pela biblioteca





Celebrou-se o dia do projecto "Outra Escola", inserido no concurso "Ciência na Escola". Um dia em cheio no Agrupamento. A biblioteca escolar também foi visitada pelo projecto: sensibilização, ateliês e muita vontade de ajudar o ambiente.

24.5.11

EB 1 Altura: Formação professores bibliotecários Baixo Guadiana







Realizou-se na EB 1 / JI de Altura uma acção de formação para os profesores bibliotecários da Rede do Baixo Guadiana. Durante a mesma, o professor Paulo Izidoro, formador e coordenador interconcelhio, desenvolveu as potencialidades da utilização Web 2.0 nas bibliotecas escolares.
Houve ainda tempo para as turmas 3º J e 4º L apresentarem leituras encenadas na biblioteca escolar que acolheu a formação.







21.5.11

te.Atrito na EB 2,3 de Castro Marim





O auditório da EB 2,3 de Castro Marim recebeu o grupo de teatro te.Atrito.

A sessão foi aberta pelo Director do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, professor José Nunes, seguindo-se a apresentação teatral para as turmas do 8º ano.


No final da apresentação, realizou-se um debate entre actores e alunos.



Concurso: a minha torre é a mais alta



A Biblioteca Escolar de Altura está a realizar um concurso bastante divertido, que apela à capacidade de coordenação: "a minha torre é a mais alta". Para já... eles estão em 1º lugar... mas ainda há tempo par novas torres!!!

Biblioteca Escolar de Altura: equipamento informático



O novo equipamento informático da Biblioteca Escolar da EB 1 / JI de Altura permite aos utilizadores deste espaço usufruirem de mais um imporante recurso. Desta forma, a promoção da leitura, o apoio ao currículo e a promoção de várias actividades têm mais uma ferramenta ao seu serviço.

17.5.11

Olha o balão





17 Maio: Dia das Telecomunicações

Veio um balão, no sopro do vento. Trazia um fio pendurado e, na ponta do fio, um papel. O fio embaraçou-se na rama da pereira do quintal. Parou de viajar o balão. O Flávio, que estava a estudar, levantou os olhos do livro e olhou pela janela. O balão acenou-lhe, num cumprimento leve. "Alguém que o perdeu", pensou o Flávio. Ele, que já não era menino de andar de balão preso à mão, mesmo assim foi ver mais de perto. Talvez pensasse em deixar o balão ir outra vez pelo ar... Talvez pensasse em esvaziar o balão e guardá-lo para outra ocasião... O Flávio desceu ao quintal e trepou à pereira, que já o conhecia de equilibrismos mais antigos. Desembaraçou o fio e ia a largar o balão quando reparou no papel pendurado. E estava escrito. Que dizia ele? Em letra aplicada, alguém escrevera: Olá, amigo. Se leres este papel, não o deites fora nem o desprendas do balão. Larga outra vez o balão e deixa-o ir pelo ar, até chegar a outras mãos. Este balão gosta de viajar e de mostrar que temos amigos em qualquer lugar. É este o recado que o balão tem para dar, com um abraço de um Amigo desconhecido O Flávio libertou o balão e ficou a vê-lo subir, ultrapassar o muro do quintal e, num golpe do vento, mudar de direcção, sabe-se lá para onde. No dia seguinte, o Flávio comprou um balão. Para que seria? (A. Torrado)

12.5.11

A.E. Castro Marim no Encontro de Fantoches nas Escolas do Algarve - Vila do Bispo





O Agrupamento de Escolas de Castro Marim participou no Encontro de Fantoches nas Escolas do Algarve, que decorreu no Centro Cultural de Vila do Bispo, organizado pela escola local.

Um dia para não esquecer! Houve 3 apresentações do nosso agrupamento:


- Elmer; pelo grupo de Educação Especial



- O Sapo Apaixonado; pelo 5ºA




- Auto da Curandeira; parceria 7ºA & TeaTroTeca

11.5.11

9 Maio: Dia da Europa







A biblioteca escolar recebeu uma exposição realizada pelas turmas do 7º ano sobre os 27 países da União Europeia.

Ao mesmo tempo, foram colocados em destaque diversos livros sobre a Europa e a lenda relativa à formação deste continente foi "espalhada" pela escola.