21.5.11

Biblioteca Escolar de Altura: equipamento informático



O novo equipamento informático da Biblioteca Escolar da EB 1 / JI de Altura permite aos utilizadores deste espaço usufruirem de mais um imporante recurso. Desta forma, a promoção da leitura, o apoio ao currículo e a promoção de várias actividades têm mais uma ferramenta ao seu serviço.

17.5.11

Olha o balão





17 Maio: Dia das Telecomunicações

Veio um balão, no sopro do vento. Trazia um fio pendurado e, na ponta do fio, um papel. O fio embaraçou-se na rama da pereira do quintal. Parou de viajar o balão. O Flávio, que estava a estudar, levantou os olhos do livro e olhou pela janela. O balão acenou-lhe, num cumprimento leve. "Alguém que o perdeu", pensou o Flávio. Ele, que já não era menino de andar de balão preso à mão, mesmo assim foi ver mais de perto. Talvez pensasse em deixar o balão ir outra vez pelo ar... Talvez pensasse em esvaziar o balão e guardá-lo para outra ocasião... O Flávio desceu ao quintal e trepou à pereira, que já o conhecia de equilibrismos mais antigos. Desembaraçou o fio e ia a largar o balão quando reparou no papel pendurado. E estava escrito. Que dizia ele? Em letra aplicada, alguém escrevera: Olá, amigo. Se leres este papel, não o deites fora nem o desprendas do balão. Larga outra vez o balão e deixa-o ir pelo ar, até chegar a outras mãos. Este balão gosta de viajar e de mostrar que temos amigos em qualquer lugar. É este o recado que o balão tem para dar, com um abraço de um Amigo desconhecido O Flávio libertou o balão e ficou a vê-lo subir, ultrapassar o muro do quintal e, num golpe do vento, mudar de direcção, sabe-se lá para onde. No dia seguinte, o Flávio comprou um balão. Para que seria? (A. Torrado)

12.5.11

A.E. Castro Marim no Encontro de Fantoches nas Escolas do Algarve - Vila do Bispo





O Agrupamento de Escolas de Castro Marim participou no Encontro de Fantoches nas Escolas do Algarve, que decorreu no Centro Cultural de Vila do Bispo, organizado pela escola local.

Um dia para não esquecer! Houve 3 apresentações do nosso agrupamento:


- Elmer; pelo grupo de Educação Especial



- O Sapo Apaixonado; pelo 5ºA




- Auto da Curandeira; parceria 7ºA & TeaTroTeca

11.5.11

9 Maio: Dia da Europa







A biblioteca escolar recebeu uma exposição realizada pelas turmas do 7º ano sobre os 27 países da União Europeia.

Ao mesmo tempo, foram colocados em destaque diversos livros sobre a Europa e a lenda relativa à formação deste continente foi "espalhada" pela escola.

28.4.11

Camões: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

25.4.11

Árvores, frutos, pássaros: uma história



Naquela quinta havia muitas árvores. Eram árvores de fruto. Também havia pássaros, grandes e pequenos, uns de bico amarelo, outros de bico encarnado, outros de bico lilás... E cinzentos de penas ou pretos ou castanhos... E de outras cores. Muitos pássaros, todos chilreantes. Não era para admirar. Os pássaros gostam das árvores, principalmente dos frutos. E as árvores também gostam dos pássaros. Naquela quinta só havia uma árvore sem pássaros e sem frutos. Era uma árvore triste. Sequinha de tristeza, despida de folhas, a árvore destoava, no meio daquele pomar frondoso. Sentia-se a mais, muito desolada, muito só, muito perdida. A infelicidade ela sabia o que era. Até que, uma noite, a árvore sonhou que se enchia de flores. Sonhou que se enchia de flores e que das flores nasciam pássaros. De que cor? De todas, até das cores que ainda não têm nome. A árvore sonhou que os pássaros coloridos voavam à volta dela, cantando e batendo as asas. Depois, cansados, os pássaros poisavam na árvore e transformavam-se em frutos. Frutos, já se vê, de todas as cores. Às vezes, as árvores tristes têm sonhos assim, sem explicação nem sentido. Mas o que depois sucedeu a esta árvore é que parece fantástico. Calculem que, no dia seguinte, quando acordou, a árvore estava, realmente, cheia de flores - as flores que anunciam os frutos, os frutos que chamam os pássaros... (de António Torrado)

24.4.11

Anda por aí um mosquito?

Era uma vez um mosquito que andava à procura de insecticida. Isto é: andava à procura, no dicionário, da palavra "insecticida". Tanto que o tinham prevenido: "Cuidado com os insecticidas! Não te chegues aos insecticidas! Não deixes que os insecticidas se cheguem a ti!" Mas não lhe tinham explicado mais. Sim, o que seria isso de insecticida? Ali estava, em letras mais pretas: "Insecticida - substância que destrói, que mata insectos." Alto lá! A coisa era grave, devia ser grave para os insectos, pobrezinhos. E, no fim de contas, o que queria dizer "insecto"? O mosquito era pouco versado em zoologia. A bem dizer, este mosquito era pouco versado numa quantidade de disciplinas - Zoologia, Biologia, Mecânica, Cartografia, Geometria Descritiva, Estatística, Logística, Balística... E também não falava francês. Como tal, não sabia o que queria dizer "insecto". Não estranhem. Se perguntarem a uma mosca, aposto que ela também não sabe. Nem as aranhas. Nem as melgas. Nem as baratas. Todas muito incultas. O mosquito, depois de ter encontrado "insecticida", foi procurar "insecto": animal in...ver...te...bra...do, de corpo ar...ticu...lado, provido de seis patas, que respira pela tra...queia e sofre meta...morfoses. Meta... quê? Tanta palavra esquisita. Primeiro: "invertebrado". Leu no dicionário: "que não tem vértebras". Pouco esclarecedor. E "vértebras"? O dicionário ensinava: "cada um dos ossos que constitui a coluna vertebral". Ossos? Isso não lhe dizia respeito. Ele não possuía ossos. Em contrapartida, tinha patas. Precisamente seis, como esses tais insectos. Coincidência interessante. Dar-se-ia o caso de...? Que grande novidade, se assim fosse! Leu outra vez: ... provido de seis patas, que respira pela traqueia... Nisto, atrás dele um som "pff!", seguido dum cheiro desmoralizador. O mosquito procurou afanosamente a palavra "traqueia", mas já não foi a tempo...

16.4.11

O ataque a Santarém: novo trabalho da TeaTroTeca



A primeira semana de interrupção de aulas (na Páscoa) foi a data marcada para o arranque dos ensaios do novo trabalho da TeaTroTeca - grupo de teatro escolar do A.E. Castro Marim - : O ataque a Santarém.


Este novo trabalho, a estrear em Maio, com passagem pelo Tearo Maria Matos, em Lisboa, apresenta duas visões do mesmo acontecimento; mouros e cristãos narram as suas versões do ataque a Santarém (1184).


Com a adaptação deste texto, a TeTroTeca foi uma das cinco vencedoras do prémio "Uma aventura literária... 2011 - modalidade teatro", promovido pela Editora Caminho.

9.4.11

SEMANA CULTURAL: saberes & sabores








Chegou ao fim a Semana Cultural "Saberes e Sabores", realizada pelo Agrupamento de Escolas de Castro Marim, entre 4 e 8 de Abril (2011). Vários saberes e sabores marcaram presença: artesanato, fantoches, música, etnografia, poesia, teatro, música, leitura, lendas, ciências, astronomia, matemática, feiras, exposições, desfiles, dança, ...

As fotografias aqui colocadas mostram algumas da actividades em que a biblioteca escolar participou: festival de fantoches, chuva de poesia, teatro, concurso nacional de leitura, lendas mouras, biblio paper, dança medieval.

Agora... uma pausa para a Páscoa. Regressamos com mais novidades e actividades em breve.


3.4.11

Chá das Letras encantou com poemas e magia


A E.B. 1 / J.I. de Altura realizou o Chá das Letras na passada sexta-feira, dia 1 de Abril.

Todos os alunos do 1º ciclo fizeram apresentações poéticas (foram lidos poemas de Álvaro Magalhães, JJ Letria, LD Soares e vários textos originais).

O serão foi enriquecido com a presença do cantor e poeta Afonso Dias que, mais uma vez, presenteou com belas palavras todos aqueles que encheram a sala. Os alunos que se destacaram nas sessões de leitura na biblioteca escolar e nos desenhos digitais receberam prémios.

O evento terminou com um excelente serviço de chá, bolos e biscoitos.

A Feira do Livro e as exposições poéticas ainda decorrem na escola até ao fim do período. Viva a magia, viva a poesia!

Semana Cultural


O Agrupamento de Escolas de Castro Marim vai organizar a Semana Cultural "Saberes e Sabores", de 4 a 8 de Abril de 2011.


Um semana com diversas actividades - do teatro às ciências, do desporto à poesia, dos fantoches à actividade física, das lenda à música - sempre acompanhadas com saberes e sabores do concelho.


Uma semana aberta à comunidade e a não perder!!!

2.4.11

EB 1 Castro Marim: Dia Internacional do Livro Infantil


A E.B. 1 de Castro Marim celebrou o Dia Internacional do Livro Infantil (a 1 de Abril).

Pelas salas das várias turmas, do 1º ao 4º ano, passaram histórias, fantoches, livros e poesia.

Um dia repleto de palavras... palavras que são magia e... fazem sonhar!