13.11.10

Quem são os autores de "Amanhecer na Rotunda"?

  • JOSÉ SEQUEIRA GONÇALVES
    Professor no Colégio Internacional de Vilamoura desde 1987, onde tem dinamizado vários projectos inovadores no campo do processo ensino/aprendizagem, José Sequeira Gonçalves nasceu em 1952.
    Mestre em História Contemporânea de Portugal, com tese sobre Sidónio Pais e a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, é, ainda, o autor do romance “Cruz de Portugal” (Saída de Emergência, 2007), o qual retrata vivências do período da Primeira República Portuguesa e os heróis portugueses que combateram na Primeira Guerra Mundial, com a acção do livro a centrar-se no período de 1910-1918.

  • JOÃO ESPADA
    Licenciado em Educação Visual e Tecnológica, João Espada é professor no Colégio Internacional de Vilamoura desde 2005. Para além das várias exposições colectivas e individuais onde tem participado, o artista plástico, nascido em 1983, conta, já, com um vasto currículo nesta área, tendo, em 2006, representado o Concelho de Loulé no projecto plataforma de artes visuais, organizado pela delegação de Faro do Instituto Português da Juventude.

Autores de "Amanhecer na Rotunda" na escola

Autores de Amanhecer na Rotunda na escola

11.11.10

Biblioteca Escolar da EB 1 / JI de Altura: S. Martinho






A Biblioteca Escolar da EB 1 / JI de Altura recebeu vários trabalhos relativos ao Dia de S. Martinho. Estes trabalhos relembram tradições que não devem ser esquecidas. Assim, a Lenda de S. Martinho, a História da Maria Castanha e outros trabalhos valorizaram a biblioteca e proporcionaram leituras diferentes aos utilizadores deste espaço escolar. Também no dia de S. Martinho, a biblioteca recebeu o Professor Paulo Izidoro, Coordenador Inter-Concelhio da DREAL para as Bibliotecas Escolares.

Exposição de Arte Conceptual - 8ºB / EV


Está patente na biblioteca escolar da EB 2,3 de Castro Marim, até 15 de Novembro, a Exposição de Arte Conceptual organizada pelos alunos do 8ºB, no âmbito da disciplina de EV. A arte conceptual é aquela que considerra a ideia, o conceito por detrás de uma obra artística como sendo superior ao próprio resultado final.

7.11.10

Alunos do 9ºA na Biblioteca Municipal de Faro



Os alunos do 9ºA visitaram a Biblioteca Municipal de Faro (5 de Novembro de 2010).

Nesta visita, organizada pela professora de História, Rita Pires, com a colaboção dos professores Pedro Tavares e Manuela Manuel, os alunos, guiados pela bibliotecária Margarida (da BM Faro) , conseguiram:

  • Conhecer o funcionamento da BM Faro;


  • Pesquisar no catálogo digital;


  • Desenvolver, através da investigação e pesquisa de documentos da época, os trabalhos de turma acerca da Implantação da República.

nova banda na escola


"Vende-se" boys band! Está pronta a actuar perante pequenas/grandes multidões...... como, por exemplo, na Festa de Natal... A não perder!!!

6.11.10

Formação: Professores Bibliotecários

Decorreu no dia 4 de Novembro, na Escola Alberto Iria, Olhão, a formação "A literacia estatística ao serviço da cidadania: INE e ALEA".

Uma acção para professores bibliotecários, muito interessante, que demonstrou a importância da estatística e das bases de dados na literacia do século XXI.

3.11.10

Ensaio TeaTroTeca


A biblioteca escolar, parceira da TeaTroTeca, abriu as portas para mais um ensaio do grupo de teatro escolar da nossa escola.

Um ensaio com ritmo e marcações, que contou com a presenção de 3 dezenas de alunos e 4 professores.

Em breve serão dados a conhecer os locais e as datas das apresentações da TeaTroTeca.

Até lá... mais ensaios... mais palcos... o mesmo prazer!

30.10.10

Halloween nas bibliotecas escolares




Livros assustadoramente interessantes, alunos bem dispostos, professores, funcionários e encarregados de educação empenhados nas assombrações literárias.


Foi assim que decorreu o dia 29 de Outubro nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Castro Marim ( biblios da EB 1 de Altura e da EB 2,3 de Castro Marim).



Entre disfarces, decoração e concurso de escrita "História de Halloween" (promovidos no âmbito de Área de Projecto - 7º A), houve também oportunidade para outros alunos aparecerem irreconhecíveis, para a equipa da biblio se disfarçar e para três professoras do Departamento do 1º Ciclo aparecerem com capuzes e máscaras de meter medo (nós sabemos quem são, mas não dizemos nada!) e preparadas para narrar a assustadora lenda do cavaleiro sem cabeça...

26.10.10

Espólio de Sophia


Espólio de Sophia será doado à Biblioteca Nacional

A inventariação e classificação dos papéis de Sophia (1919-2004) está a cargo da especialista em tratamento de Espólios de Literatura Portuguesa Contemporânea Manuela Vasconcelos e de Maria Andresen, filha da autora, e conta com o apoio do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian e do BPI (Banco Português de Investimento).

Em Março deste ano, quando já estavam catalogadas 80 caixas de materiais da autora, Maria Andresen encontrou em casa vários cadernos com inéditos, numa arca com fundo falso trazida de casa da mãe e que pensava conter apenas fotografias antigas.

No dia seguinte ao do acto oficial de doação do espólio, 27 de Outubro, começa um Congresso Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen, uma iniciativa de Maria Andresen e do Centro Nacional de Cultura, que decorrerá nas instalações da Gulbenkian, em Lisboa.

Ao longo de dois dias, o colóquio contará com a participação de estudiosos, críticos e tradutores nacionais e estrangeiros cujos trabalhos sobre a escritora são conhecidos e também com alguns jovens investigadores que iniciaram agora a descoberta da sua obra.

Ainda durante o mês de Outubro estará disponível um site com toda a informação sobre a cerimónia de doação do espólio, a exposição (que estará alguns meses patente na Biblioteca Nacional) e o programa do congresso, segundo o Centro Nacional de Cultura.

25.10.10

25 Outubro 2010: dia internacional das bibliotecas escolares




Celebrou-se, hoje, o dia internacional das bibliotecas escolares. As bibliotecas do Agrupamento festejaram a data com a distribuição de uma nova série de marcadores alusivos à data e ao centenário da república. Ao mesmo tempo, foram colocados em destaque cartazes, documentos e textos referentes à importância das bibliotecas escolares.

24.10.10

Alunos do 4º na biblioteca escolar



Os alunos do 4º da EB 1 de Castro Marim visitaram a biblioteca escolar.

Nesta visita, além de tomarem conhecimento das regras que regem o funcionamento da biblioteca, requisitaram livros do PNL, ouviram e recontaram a história "A Horta do Senho Lobo" (a propósito da semana da alimentação).

A biblioteca escolar agradece a colaboração da professora Emília, coordenadora do 1º ciclo, das professoras Isabel e Leonor que leccionam o 4º an0, dos alunos do 4º ano e dos alunos do 7º A que ajudaram na montagem, figuração e jogo de luzes e som da apresentação "A Horta do Senhor Lobo".