31.1.10

Doenças do nosso Tempo


Esteve patente na BE/CRE (25 a 29 de Janeiro) a exposição "Doenças do nosso Tempo", organizada e montada pela turma SM2.


Esta exposição teve como grande objectivo chamar a atenção de dezenas de jovens para os perigos relacionados com várias doenças do nosso tempo. Um trabalho bem interessante, que promoveu a plena cidadania destes jovens alunos. A BE/CRE agradece a escolha do seu espaço como meio de divulgação do evento. Fica aqui o convite para continuarmos a trabalhar em parceria.

28.1.10

Semana dos Descobrimentos


Na semana dos descobrimentos, de 1 a 4 de Fevereiro, irá decorrer a sessão "A Palavra e as Descobertas".
Poesia, reconto, lendas árabes, música de época e, claro, o chá e os famosos bolos de canela são apenas alguns dos vários motivos para estarem todos presentes.
A BE/CRE sugere: A Palavra e as Descobertas, dia 4 de Fevereiro, 16:30, no auditório.

19.1.10

Escrever 1 Poema


INTRODUÇÃO À POESIA

Peço-lhes que escolham um poema

e que o segurem de encontro à luz

como um slide de cores


ou que encostem um ouvido à sua colmeia.

Digo soltem um rato no poema

e vejam-no procurar a saída,


ou entrem no quarto do poema

e apalpem as paredes em busca do interruptor.

Quero que façam esqui aquático

na superfície do poema

e que acenem ao nome do poeta na margem.



Por Billy Collins

Do livro: The apple that astonished Paris

Traduzido por J.L.Peixoto

Inverno

Velho, velho, velho
Chegou o Inverno.

Vem de sobretudo,
Vem de cachecol,

O chão onde passa
Parece um lençol.

Esqueceu as luvas
Perto do fogão:

Quando as procurou,
Roubara-as um cão.

Com medo do frio
Encosta-se a nós:

Dai-lhe café quente
Senão perde a voz.

Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.



Eugénio de Andrade (1923 –2005)
in Aquela nuvem e outras
Publicado em Eugénio de Andrade, Poesia

13.1.10

Concurso Nacional de Leitura - 1ª Fase (Escolar)




Decorreu ontem, 13 de Janeiro, no auditório da escola, um emocionante concurso de leitura com a presença de 45 excelentes concorrentes/leitores. Estes alunos, com muito empenho e interesse, responderam a questões sobre as obras Uma questão de cor (Ana Saldanha) e Peregrinação (Fernão Mendes Pinto). Foram 3 horas muito bem passadas, numa iniciativa do Departamento de Línguas e da BE/CRE. No final, após a prova oral, prova de leitura e prova escrita, apesar de todos serem vencedores, houve duas equipas que se destacaram nas suas categorias: GIF e Viajantes Pela Fantasia. Estão todos de parabéns. Foi um concurso fantástico! Não podemos deixar de agradecer, também, a colaboração da professora Cristina e o apoio do Pedro Cruz (da Porto Editora), de todos os alunos e professores que lotaram o auditório e da direcção escolar.




Para o ano... há mais!!!

27.12.09

Assim acabou 2009... Agora, um feliz 2010!!!



boas festas


Festa Sons Coloridos e Resultados dos Concursos de Natal

A Festa Sons Coloridos, uma organização da disciplina de Educação Musical, promovida pelo professor António Cavaleiro com a colaboração do professor bibliotecário Pedro Tavares, contou com a participação das seguintes turmas: 5ºA, 5ºB, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 7ºA e 8ºA. Cada turma apresentou duas músicas durante a festa, destaque, ainda, para o 7ºA que interpretou, também, o hino da biblioteca.
Aliás, diga-se que a biblioteca escolar associou-se à festa, abrindo as suas portas à comunidade durante a noite de 17 de Dezembro e convidando todos os presentes a visitarem a Feira do Livro. Os vários departamentos da escola também colaboraram com a festa, houve várias exposições e mostras de algum do muito trabalho realizado ao longo do período. Os alunos, nomeadamente os do 9º ano, venderam produtos típicos e as turmas de CEF Serviço Mesa e Bar, orientadas pelos seus professores, prestaram um excelente contributo ao convívio.
A noite foi, ainda, enriquecida com a participação de vários elementos ligados à declamação e à narração de contos que vieram de vários locais para se juntarem à festa: Jorge Ferreira (Alcoutim), Cristina Felício (VRSA), Sónia Pereira (Olhão), Pedro Lopes, Sara e Joana (Grândola), Júlia Peralta (Castro Marim) e Tina Monteiro (Altura).
Esta festa familiar serviu também para a entrega dos prémios aos vencedores dos concursos de Natal. Houve mais de 300 participantes, de todo o agrupamento (Castro Marim, Altura, Azinhal, Junqueira e Odeleite) e todos eles com muita qualidade e empenho. Todos eles verdadeiros vencedores. Alguns deles destacaram-se, de entre tantos trabalhos muito bons, e receberam prémios. Eis a lista:

Prémio Lua Nova (BE/CRE)
Jéssica Madeira (7ºA)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Concurso Estrela de Natal (BE/CRE)
Auriel McShaw (8ºC) e Turma Ensino Especial (trabalho colectivo)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Concurso Carta de Natal (promovido pela professora Carla Mourão de EV e BE/CRE)
2ºB (carta colectiva), José Rodrigues (3ºJ), Pedro Estevens e Joana Perestrelo (4ºI), Marta Ferreira (4ºI), Inês (6ºA), Micael Silva (CEF – SM) e Nídia (8ºA)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escrita Criativa (Feira do Livro)
André (6ºA) e João Costa (6ºB)
nota:
Dada a qualidade e quantidade de trabalhos a concurso, vai ser criado um blogue onde serão colocados excertos dos mesmos. A todos os participantes, MUITO OBRIGADO! BOM 2010!!!