7.11.09

Novembro na nossa Escola

Em Novembro não podes perder:
  • Destaques da BE/CRE e inscrição no concurso nacional de leitura
  • Problema do mês de Ciências da Natureza
  • Problema do mês de Matemática (exemplares na BE/CRE)
  • "Folleto" de Espanhol (na BE/CRE)
  • Exposição "Chaminés de Castro Marim" (na BE(CRE)
  • Torneio de Futebol (no pavilhão)
  • Exposição de trabalhos sobre a Idade Média (na BE/CRE)
  • Comemoração do S. Martinho (11 de Novembro)
  • Comemoração do Dia do Não Fumador ( 17 de Novembro)
  • Comemoração do Dia Mundial da Ciência ( 24 de Novembro)

Hum... Obrigado!!!


Depois de terem estado na BE/CRE para requisitarem um livro e ouvirem duas belas histórias, a turma da sala 3, do Pré-Escolar de Castro Marim, regressou para oferecer um embrulho de Outono. Um belo presente, rico em tradição e simpatia e, também, rico em coisas boas: figos, amêndoas, doce de abóbora,...

Hum...

Obrigado, amigos. A equipa BE/CRE e os alunos amigos da biblioteca agradecem... Uma delícia.

1.11.09

Halloween



A nossa escola festejou, na passada sexta-feira, o Halloween. Na E.B 2,3, realizou-se um baile de máscaras, com muita dança, animação e disfarces de "assustar". Nas E.B. 1 / JI, as diversas turmas decoraram as suas salas e o átrio dos edifícios. A BE/CRE juntou-se à festa e disponibilizou o filme "Coraline e a Porta Secreta", visto pelos alunos das E.B. 1 de Castro Marim e Altura. Para não esquecer a data, as imagens presentes nesta mensagem referem-se às decorações "de meter medo" da E.B. 1 / JI de Altura e à passagem do filme "Coraline e a Porta Secreta" aos alunos da E.B. 1 de Castro Marim no espaço BE/CRE.

arte pública: Camões é um poeta rap


Os alunos do 9º ano, deslocaram-se, na passada quinta-feira, dia 27 de Outubro, à Biblioteca Municipal de VRSA, acompanhados dos professores Rosa e Júlia (Língua Portuguesa), Paula (Inglês) e Hélio (História) para assistirem ao espectáculo "Camões é um poeta rap" de Gisela Cañamero.

Nesta apresentação, os alunos da nossa escola estiveram muito empenhados nas tarefas propostas e demonstraram grande interesse no espectáculo, o qual analisou a biografia camoniana e revelou uma abordagem bem peculiar (em tons rap) à lírica de Camões, numa correlação bem original.

Como já se disse, a encenação e voz foram de Gisela Cañamero. Por outro lado, a banda sonora foi de Luís Beco, a sonoplastia de José Manhita, ficando o vídeo e a luminotecnia a cargo de Rafael Del Rio.

28.10.09


Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


A BE/CRE, através do seu grupo TeaTroTeca, comemorou ontem, dia 27 de Outubro, uma data bem especial para todos nós: o mês internacional das bibliotecas escolares.

Durante 90 minutos, os elementos do grupo (alunos, professores e funcionários), em parceria com todos os departamentos da escola, percorream as salas de aulas da E.B. 2,3 de Castro Marim. Foram apresentados breves momentos em mímica, todos alusivos à biblioteca escolar, ao livro e aos leitores. No final destas apresentações, foram distribuídos marcadores de livros, folhetos relacionados com os concursos nacionais de leitura e um cartão com o site da escola, o email da BE/CRE e o endereço deste nosso blogue.

A manhã terminou com uma apresentação final na sala de professores, a qual foi muito bem recebida, ficando, assim, registados os nossos agradecimentos a todos os professores, alunos e funcionários que nos "acolheram" e, também, à direcção da escola que colaborou sempre com esta iniciativa e acompanhou uma das "actuações".

TeaTroTeca: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares







25.10.09

Que bela visita!




A BE/CRE recebeu na passada sexta-feira, dia 23 de Outubro, a visita da Turma 3 do Pré-Escolar da EB1 / JI de Castro Marim. A turma veio requisitar um livro para trablho de sala de aula e, ao mesmo tempo, aproveitou para conhecer as instalações e funcionamento da biblioteca escolar. Antes de partirem, ainda houve tempo para a apresentação da leitura de duas histórias bem engraçadas: "A Chocolata" e "O elefante e a pulga".

TeaTroTeca III




O grupo TeaTroTeca realizou mais uma sessão de trabalho. Os alunos preparam ainda a referência ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Para além de uma breve apresentação mímica, está prevista uma distribuição de marcadores e cartões referentes à data comemorada. Ao mesmo tempo, será aproveitada a ocasião para promover os concursos de leitura organizados pelo PNL.

Exposição "Chaminés Pendentes"







No espaço de exposições da BE/CRE, e até ao final do mês de Novembro, é possível apreciar uma exposição bastante interessante: "Chaminés Pendentes".

Esta exposição é o resultado de um trabalho levado a cabo pela professora Carla Mourão e pelos sues alunos do 8º ano (turmas A,B e C).

Após um levantamento fotográfico das diversas chaminés de Castro Marim, as fotografias das mais belas chaminés do concelho encontram-se expostas de forma pendente na BE/CRE. Ao mesmo tempo, com outras fotografias e pinturas de enriquecimento complementar às mesmas, foi preenchido o espaço resevado a exposições na biblioteca escolar.

Um belo trabalho, uma bela oportunidade de descobrir as chaminés de Castro Marim ou de voltar a sonhar com um imaginário de todos os tempos. A BE/CRE agradece o empenho da professora organizadora e dos seus alunos que tanto trabalharam, num processo que acompanhámos, para um produto final muito interessante.

Halloween: preparação em Altura



Na EB 1 / JI de Altura já se prepara o Halloween.

Sabes de onde vem a palavra Halloween? É que Dia de Todos os Santos diz-se em inglês All Hallows Day.
E, como vais descobrir, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!

Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.


Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.


Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.

Teatro da Alimentação


A turma I da EB 1 / JI de Altura, que engloba alunos dos 3º e 4º anos, apresentou o trabalho "Teatro da Alimentação". Uma interessante dramatização que colocou em cena uma galeria de personagens bem conhecidas de todos nós, como Capuchinho Vermelho, por exemplo, que passaram para a plateia uma mensagem muito importante sobre alimentação saudável. Os alunos que participaram nesta apresentação demonstraram um execelente espírito de união e de empenho e revelaram as suas competências na expressão dramática.