Os alunos do 5º ano realizaram, a 25 de Setembro, uma Visita Guiada/ Jogo de Actividades na Biblioteca. As duas turmas de quinto ano, numa parceria entre a BE/CRE e o Departamento de Língua Portuguesa, acompanhadas da professora Ana Botequilha, ficaram a conhecer as diferentes zonas da biblioteca escolar, as suas respectivas finalidades e realizaram diversas actividades de promoção de leitura, manuseamento de equipamentos e desenvolvimento de autonomia do utilizador da BECRE.
BLOGUE DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA E. B. 2,3 DE CASTRO MARIM E DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA E.B. 1 /JI DE ALTURA
2.10.09
25 de Setembro – Visita Guiada/Jogo com os alunos do 5º ano
Os alunos do 5º ano realizaram, a 25 de Setembro, uma Visita Guiada/ Jogo de Actividades na Biblioteca. As duas turmas de quinto ano, numa parceria entre a BE/CRE e o Departamento de Língua Portuguesa, acompanhadas da professora Ana Botequilha, ficaram a conhecer as diferentes zonas da biblioteca escolar, as suas respectivas finalidades e realizaram diversas actividades de promoção de leitura, manuseamento de equipamentos e desenvolvimento de autonomia do utilizador da BECRE.
15 de Setembro – Protocolo Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana
15 de Setembro – Protocolo Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana. Todos mais próximos
No dia 15 de Setembro de 2009, em Vila Real de Santo António, foi inaugurada a Biblioteca Municipal Vicente Campinas (poeta e prosador de VRSA).
Aquando da inauguração da Biblioteca Municipal, foi também assinado o protocolo de criação da Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana, a qual ligará as bibliotecas municipais e escolares dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim. A professora Marília Gonçalo foi a representante da nossa escola na assinatura do protocolo. Partilha de documentos, livros e outros materiais são alguns dos objectivos do projecto, tornado a proximidade de leitores de diferentes concelhos numa realidade.
29.9.09
10 de Setembro: Um livro, um presente... novos alunos do Agrupamento no 1º ano
O nosso agrupamento recebeu no dia 10 de Setembro 50 novos alunos:
-E.B 1 de Castro Marim, 20 alunos;
- E.B 1 de Altura, 24 alunos;
- E.B 1 de Azinhal, 2 alunos;
- E.B 1 de Junqueira, 1 aluno;
- E.B 1 de Odeleite, 3 alunos.
Todos eles receberam um livro como presente, naquele que foi o seu primeiro dia numa nova aventura. Aventura, essa, que se quer repleta de leituras...
50 alunos, 50 livros oferta PNL / BECRE. 100% de novos leitores.
Viva a magia das palavras.
9 de Setembro - Auditório da E.B. 2,3 de Castro Marim
No dia 9 de Setembro, das 14:00 às 18:00, no auditório da E.B 2,3 de Castro Marim, realizou-se a acção de formação "Como utilizar o software PORBASE5 na gestão de bibliotecas?". Esta formação foi organizada pela coordenação interconcelhia da RBE e foi dirigida a professores bibliotecários, docentes e funcionários de equipas de bibliotecas escolares. A formação supracitada esteve a cargo do coordenador interconcelhio das bibliotecas escolares, Paulo Jorge Izidoro.
19.5.09
28.4.09
Exposição de Eça de Queirós
25.3.09
Acção de Formação “Conto Ilustrado”


Realizou-se na Biblioteca da escola a Acção de Formação “Conto Ilustrado”, no dia 25 de Março, entre as 14.30 e as 16 h. Esta actividade, inserida na Semana da Leitura, foi dirigida aos alunos do 2º ciclo, contando com a colaboração das professoras Maria João Gonçalves na leitura do Conto “Pipo e o Arco-Íris” e Cristiana Gomes, no desenvolvimento desta actividade, a qual resultou numa Animação com recurso às TIC.
Assim, os objectivos desta actividade foram os seguintes: incutir aos alunos o gosto pela leitura; desenvolver a criatividade e cooperação, na criação de narrativas simples; desenvolver o gosto pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; desenvolver práticas educativas direccionadas para a exploração de Novas Tecnologias da Imagem, implementando uma perspectiva lúdica de utilização do Software Animatrope.
9.12.08
Comecemos já!
Bem...
Depois desta nota introdutória, cá vamos nós mostrar-vos tudo o que se tem passado na Biblioteca Escolar de Castro Marim. Muita coisa se tem feito e muitas actividades têm surgido, algumas semelhantes ao realizado no ano lectivo anterior, outras inovadoras e com novo brilho. É assim...a BE/CRE não pára.
De seguida, mostramo-vos tudo o que tem acontecido durante o 1º período. Mensalmente iremos tentar publicar as nossas notícias e as nossas actividades. Este ano lectivo, o blog funcionará mais como meio de divulgação das iniciativas da BE/CRE. Contamos contigo. Bj
Depois desta nota introdutória, cá vamos nós mostrar-vos tudo o que se tem passado na Biblioteca Escolar de Castro Marim. Muita coisa se tem feito e muitas actividades têm surgido, algumas semelhantes ao realizado no ano lectivo anterior, outras inovadoras e com novo brilho. É assim...a BE/CRE não pára.
De seguida, mostramo-vos tudo o que tem acontecido durante o 1º período. Mensalmente iremos tentar publicar as nossas notícias e as nossas actividades. Este ano lectivo, o blog funcionará mais como meio de divulgação das iniciativas da BE/CRE. Contamos contigo. Bj
7.12.08
Saudação - Novo Ano Lectivo
Bibliomar
Olá, olá!
Amigo, é tão bom voltar a ver-te!
Quem bom é estarmos juntos, novamente, num novo Ano Escolar!
Que bom é retomar o olhar dos nossos rostos!
Que bom é partilhar as nossas aventuras, histórias reais de sóis e de praias que já lá vão!
Chegámos até aqui!
Já cá estamos! Prontos para navegar num mar imenso de Sol e Lua e estrelas cadentes, búzios de letras e números oceânicos, com a rosa-dos-ventos sempre a apontar rumo ao crescimento pessoal e ao sucesso escolar, porto de chegada das naus em viagem.
A Biblioteca quer ser um porto de abrigo para ti, um coração a pulsar vida, uma mão cheia de afecto a dedilhar caminhos.
Oxalá as tuas mãos sintam o nosso apoio e o nosso carinho!
Por isso, deita as palavras ao vento e navega até à Biblioteca!
Nela encontrarás um cantinho para ti. Aquele cantinho tão teu e tão próximo onde te podes encontrar e onde encontras o que precisas.
A Biblioteca é este astro de espaço multifacetado pensado fundamentalmente para ti.
Se apanhares esta onda, poderás encontrar nas ilhotas destinadas à leitura balões de ar quente que nos fazem subir até onde te leve a imaginação. Na península multimédia, prima irmã dos computadores, as tuas mãos não vão conseguir parar de navegar. E muito mais há para ver e para descobrir.
Enfim, a Biblioteca é um mar imenso de possibilidades.
Que espera ela de ti?
Espera, certamente, a tua companhia, a tua presença, o teu sorriso!
Por isso, não deixes de sorrir!
Um abraço amigo da Equipa da BE/CRE
Olá, olá!
Amigo, é tão bom voltar a ver-te!
Quem bom é estarmos juntos, novamente, num novo Ano Escolar!
Que bom é retomar o olhar dos nossos rostos!
Que bom é partilhar as nossas aventuras, histórias reais de sóis e de praias que já lá vão!
Chegámos até aqui!
Já cá estamos! Prontos para navegar num mar imenso de Sol e Lua e estrelas cadentes, búzios de letras e números oceânicos, com a rosa-dos-ventos sempre a apontar rumo ao crescimento pessoal e ao sucesso escolar, porto de chegada das naus em viagem.
A Biblioteca quer ser um porto de abrigo para ti, um coração a pulsar vida, uma mão cheia de afecto a dedilhar caminhos.
Oxalá as tuas mãos sintam o nosso apoio e o nosso carinho!
Por isso, deita as palavras ao vento e navega até à Biblioteca!
Nela encontrarás um cantinho para ti. Aquele cantinho tão teu e tão próximo onde te podes encontrar e onde encontras o que precisas.
A Biblioteca é este astro de espaço multifacetado pensado fundamentalmente para ti.
Se apanhares esta onda, poderás encontrar nas ilhotas destinadas à leitura balões de ar quente que nos fazem subir até onde te leve a imaginação. Na península multimédia, prima irmã dos computadores, as tuas mãos não vão conseguir parar de navegar. E muito mais há para ver e para descobrir.
Enfim, a Biblioteca é um mar imenso de possibilidades.
Que espera ela de ti?
Espera, certamente, a tua companhia, a tua presença, o teu sorriso!
Por isso, não deixes de sorrir!
Um abraço amigo da Equipa da BE/CRE
Subscrever:
Mensagens (Atom)




