Meus amigos, este foi o último concurso deste ano lectivo. Aqui ficam, então, o nome dos vencedores:
Nádia Horta, Nº 8, 5ºC
Inês Mendes, Nº 10, 8ºA
Leonel Custódio, Nº 12, 8ºA
E cá está a solução:
Qual é a frase correcta?
a) Ele passou tão desapercebido que ninguém deu pela sua passagem.
b) Ele passou tão despercebido que ninguém deu pela sua passagem.
A resposta acertada seria a da alínea b).
Repara na distinção entre os dois termos:
- Desapercebido = Significa “desprevenido; desguarnecido; desacautelado”.
Exemplo:
És tão desapercebido. Não te apercebeste que ela estava a brincar contigo.
- Despercebido = Significa “que não se vê, não se ouve, não se nota ou mal se sente”.
Exemplo:
Com um gesto despercebido, ele roubou-lhe a carteira.
Com esta palavra também se formam as seguintes expressões:
- fazer-se despercebido = fingir que não se percebe alguma coisa.
- passar despercebido = passar sem ser notado.
BLOGUE DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA E. B. 2,3 DE CASTRO MARIM E DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA E.B. 1 /JI DE ALTURA
16.6.08
12.6.08
À conversa com... a professora Sandra Gaivota
Calma e descontraidamente, foi assim que chegou a nossa última convidada deste ano lectivo, para a nossa habitual conversa sobre livros, a professora Sandra Jesus.
Após a apresentação da praxe, foi-lhe então dada a palavra, aproveitando-a para dar a conhecer o seu percurso pelo mundo dos livros. Dessa caminhada destacou um: História de uma gaivota e do gatao que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda.
Atentos, os alunos beberam-lhe as palavras, enquanto no ar ficou a exectativa de uma história inacabada.
Após a apresentação da praxe, foi-lhe então dada a palavra, aproveitando-a para dar a conhecer o seu percurso pelo mundo dos livros. Dessa caminhada destacou um: História de uma gaivota e do gatao que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda.
Atentos, os alunos beberam-lhe as palavras, enquanto no ar ficou a exectativa de uma história inacabada.
5.6.08
À conversa com... a professora Cristina Bonança
Estivemos hoje à conversa com a professora Cristina Bonança. Momentos antes, trocámos breves palavras, onde se percebeu o seu entusiasmo pela actividade.
Já com os alunos, divagou sobre as suas leituras preferidas, sobre o papel dos livros na sua vida, referindo alguns dos que a marcaram. Ficámos a saber da sua preferência por livros de auto-ajuda, que segundo disse, tem espalhados pela casa e aos quais dá uma espreitadela sempre que o tempo o permite.
Uma vez mais, os alunos aderiram a esta iniciativa, que já vai sendo uma habitué na nossa biblioteca.
29.5.08
À conversa com...a professora Paula Pereira
Todos os encontros que aqui se realizaram foram gratificantes, no entanto, há aqueles que, por uma razão ou outra o são mais. Este foi um desses.
Chegou tímida. À margem confessou-nos o nervosismo. A inquietação.
Agradeceu o aplauso inicial, de forma sorridentemente acanhada e disse-nos a que vinha. Sabia-mo-lo, só desconheciamos a real dimensão que os livros têm na sua vida.
Começou, desde logo, com uma frase determinante: "Gosto de ler, sim, mas também gosto de livros. Do objecto livro." Depois guiou-nos pelas obras que marcaram a sua infância e adolescência, tendo referido A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Contos e Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga, também O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro. Autores que a escola e a sua curiosidade lhe possibilitaram. Prosseguiu, destacando outros, agora de literatura estrangeira, permitindo-nos uma viagem por grandes nomes: Shakespeare, Kafka, Mary Shelley e Goethe. Também Hermann Hesse constava da sua selecção, infelizmente, condicionada pelo tempo, já não teve oportunidade de o referir.
Nesta altura, já esquecera a timidez, pautando a sua intervenção pela desenvoltura do discurso, que tão bem se coadunava com a expressão de um olhar que conseguiu cativar o grande número de espectadores que tinha à sua frente. Aliás, de referir que, de todos os encontros que a Biblioteca organizou, este foi, seguramente, aquele a que compareceu mais público.
.
Dispomos apenas de trinta minutos para ouvir os nossos convidados. Sabe sempre a pouco, é certo, mas hoje, mais do que em qualquer outra sessão, esse sentimento foi mais acentuado.
27.5.08
À conversa com... o professor Nelson Ramos
A primeira, aconteceu hoje, no horário habitual e teve com convidado o Professor Nelson Ramos, que nos falou das suas leituras. Com ele trouxe dois livros, os últimos que leu, tendo dado especial destaque a Profecia dos Romanov e Laços de Família.
26.5.08
Conheces a tua escola? (4)
Em Bom Português 4
E cá está o novo desafio:
Qual é a frase correcta?
a) Ele passou tão desapercebido que ninguém deu pela sua passagem.
b) Ele passou tão despercebido que ninguém deu pela sua passagem.
Participem e... até para a semana!
Qual é a frase correcta?
a) Ele passou tão desapercebido que ninguém deu pela sua passagem.
b) Ele passou tão despercebido que ninguém deu pela sua passagem.
Participem e... até para a semana!
Em Bom Português 3 - Solução
Cá estão os nomes dos vencedores:
MARIANA ESTEVÃO, Nº 12 8º C
DANIELA VIEGAS, Nº5, 6ºA
NATÁLIA OSOVCHI, Nº 11, 6ºA
E aqui vai a solução:
A pergunta era:
Qual das seguintes frases está correcta?
a) Ele obteu o documento.
ou
b) Ele obteve o documento.
A forma correcta é a da alínea b): obteve. O verbo obter é formado a partir do verbo ter, por isso segue a sua conjugação.
Assim:
Eu tive - Eu obtive
Tu tiveste - Tu obtiveste
Ele teve - Ele obteve
Nós tivemos - Nós obtivemos
Vós tivestes - Vós obtivestes
Eles tiveram - Eles obtiveram
MARIANA ESTEVÃO, Nº 12 8º C
DANIELA VIEGAS, Nº5, 6ºA
NATÁLIA OSOVCHI, Nº 11, 6ºA
E aqui vai a solução:
A pergunta era:
Qual das seguintes frases está correcta?
a) Ele obteu o documento.
ou
b) Ele obteve o documento.
A forma correcta é a da alínea b): obteve. O verbo obter é formado a partir do verbo ter, por isso segue a sua conjugação.
Assim:
Eu tive - Eu obtive
Tu tiveste - Tu obtiveste
Ele teve - Ele obteve
Nós tivemos - Nós obtivemos
Vós tivestes - Vós obtivestes
Eles tiveram - Eles obtiveram
14.5.08
Dia da Europa
Como sabes, ainda se encontra a decorrer a exposição comemorativa do Dia da Europa, que se assinalou a 9 de Maio. Deverás estar recordado dos jogos que te disponibilizámos, como fizeram sucesso, decidimos colocá.los aqui no blogue, para que assim possas jogá-los as vezes que quiseres.
Clica na imagem e diverte-te!
O livro da minha vida
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é o meu livro preferido, porque é diferente das outras histórias.
Quando falo em histórias diferentes, refiro-me às histórias fora do comum. Neste caso, é quando se unem dois opostos: a Andorinha Sinhá e o Gato Malhado.
Esta história fala de uma andorinha que está noiva, mas apaixona-se por outro animal, o Gato Malhado. Infelizmente esta história não acaba da melhor maneira, porque acontece uma coisa terrível.
Para saberem o que é , vão ter de ler a obra!
Recomendo-a a todos os leitores que queiram “conhecer” um romance, cheio de emoções fortes.
Margarida Fernandes Beatriz
6º A – n.º 9
13.5.08
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Cá está o resumo das actividades dinamizadas pela BE/CRE no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





